Fórum Regional das Associações Comerciais de MT fortalece o empreendedorismo local em Canarana

Fórum Regional das Associações Comerciais de MT fortalece o empreendedorismo local em Canarana

Município no Vale do Araguaia sediou na terça-feira (19.03), o primeiro encontro que busca fortalecer o associativismo

O município de Canarana, no Vale do Araguaia, recebeu nesta terça-feira (19.03) o 1º Fórum Regional das Associações Comerciais de Mato Grosso. Promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), o evento reuniu representantes do setor para discutir o fortalecimento das associações e estimular o empreendedorismo local por meio de palestras e trocas de experiências. Além de Canarana, o fórum também acontecerá em Rondonópolis, nesta quinta-feira (21.03).

Na abertura do evento, o presidente da Facmat, Jonas Alves expressou gratidão pela participação dos presidentes das Associações Comerciais presentes, empresários associados e parceiros, como o Sebrae MT, ressaltando a importância dessas entidades no relacionamento com a comunidade local.

"Nós apostamos no relacionamento com a comunidade local. Por isso, a Associação Comercial trabalha muito próximo dos empresários locais, e esse relacionamento é de fundamental importância", destacou o presidente.

Ele também ressaltou a importância dos fóruns regionais para discutir o associativismo e fortalecer os laços de amizade e trabalho entre as entidades no estado. 

"Além de encontrarmos muitos amigos de luta e trabalho no associativismo em todo o Estado, realizamos esses fóruns regionais para fortalecer nossa união e renovar nossas energias. Isso nos permite produzir mais e reivindicar junto aos poderes constituídos os interesses do setor empresarial, especialmente aqui no Vale do Araguaia, buscando políticas públicas que favoreçam o ambiente econômico”, frisou.

Jonas enfatizou também as preocupações do setor empresarial, especialmente diante da reforma tributária, e destacou a necessidade das Associações Comerciais participarem dessas discussões.

“A reforma tributária é um assunto muito sério, que impacta nas empresas e que irá mudar todo o sistema tributário no país. É um processo longo, com vários anos pela frente, mas nós temos que estar preparados”, ressaltou.

Fortalecimento do Comércio

A secretária de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico de Canarana, Marlei Bier, que esteve presente no evento, afirmou que a realização do evento no município contribui significativamente para fortalecer o comércio local e a região como um todo.

“Neste momento de interação, cada um compartilha seu conhecimento, identificando o que funciona em um município e o que está faltando em outro, impulsionando assim o nosso comércio. Portanto, essa união, esse fórum, não apenas engrandece e fortalece, mas também proporciona mais um estímulo para as diretorias continuarem com seu trabalho dentro das Associações”, salientou.

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Canarana (ACECAN), Edenilson Tuzzi, agradeceu a realização do evento no município e destacou sua importância para o fortalecimento do associativismo e a aproximação dos associados. 

"Ficamos muito felizes com a presença de todos os participantes e da comitiva que veio de Cuiabá, contribuindo para a realização de um evento que cumpre o papel do associativismo", afirmou Tuzzi.

Conselho da Mulher

Durante o fórum, a diretora da Facmat e presidente do Conselho da Mulher Empresária, Mariza Bazo, fez uma explanação sobre o Conselho, abordando a importância da participação das mulheres empreendedoras nas Associações. 

A programação do fórum no município de Canarana terminou com a palestra “Orgulho em ser líder - Qual o papel do líder na transformação da cultura da empresa?”, proferida por Luciana Falcão Franco. 

O evento contou ainda com a participação dos presidentes das Associações Comerciais de Ribeirão Cascalheira, Werleik Augusto Parreira; de Água Boa, Mirian Bernieri;  da vice-presidente de Querência, Luana Basso; e da representante da Associação Comercial de Nova Nazaré, Clévia Teixeira, além da gerente do Sebrae Barra do Garças, Jaqueline Macedo; a executiva da Facmat, Rita Mattos, e demais representantes da região.